ORIGEM

Blog Alvo Notícias: 10 anos de criação, informação e trabalho (ufa!)


     Olá visitante do blog (ou seria navegador?) (ou seria leitor?)!
     Quer saber de uma história interessante?

    No mês de dezembro de 2016 o Blog Alvo Notícias completará dez anos de existência. Legal hein! Já serão dez anos de informação e entretenimento. Muitas fotos, textos e vídeos foram realizados e, somando tudo, já passam de mil postagens e algumas visitas. Ufa! 

    O blog surgiu pelas ideias de Sérgio Torres (autointitulado mídia man - este mesmo que vos escreve), que, primeiramente, em 2006, havia lançado um blog de esportes na plataforma UBBI cujo endereço era: www.alvoesportes.ubbi.com.br (não precisa nem clicar que está fora do ar faz tempo), uma iniciativa inédita no mercado de mídia da cidade de Jataí e talvez até do interior goiano, vez que blogs de edições e coberturas de reportagens estavam surgindo e eram uma novidade empolgante. Para relembrar, basta se atentar para o fato de quem antes o forte eram blogs corporativos, ou seja, blogs empresariais voltados para assuntos internos entre executivos ou entre pessoas envolvidas com algum tipo projeto. Depois, os blogs também acabaram virando recurso de sala de aula nas escolas tradicionais. Com a venda da plataforma UBBI ao grupo Clarín da Argentina e, posteriormente, com sua extinção, o idealizador buscou outra alternativa. Dentre as opções existentes, optou-se pela plataforma BLOGGER e seu BLOGSPOT. Àquela altura, o blogspot parecia ser o melhor. 

    Em 2006, também impulsionado pela reportagem de capa da revista Época do mês de julho, edição 428, cuja manchete era “BLOGS Como Eles Estão Mudando a Vida de Todos Nós”, foi então dado início ao Alvo Notícias. Tem até uma literatura lançada nesse mesmo período chamada: “Blog: Comunicação e Escrita Íntima na Internet”, da Denise Schittine, que explica que o fenômeno blog começou a se desenrolar no Brasil ainda no início do ano 2000. Didaticamente explicando, a expressão "BLOG" foi criada pelos próprios praticantes dessa forma de comunicação e é uma contração entre "Web" (página da internet) e "Log" (diário de bordo) o que, na verdade-verdadeira, acaba redundando na expressão "WEBLOG". Na tradução purista e original pode ser dizer que blog seja um "diário íntimo na internet" - íntimo porque o blogueiro escreve o que lhe der na telha não seguindo um padrão técnico acadêmico jornalístico. Quem pesquisar na literatura vai encontrar outras interessantes referências. Assim, com data marcante em 20 de dezembro de 2006, o Blog Alvo Notícias surgiu com o endereço que se mantém até hoje: www.alvonoticias.blogspot.com. A primeira postagem foi: “O PAPEL DA IMPRENSA” destacando como algumas reportagens estavam questionando e até ajudando na tomada de decisões por parte do governo municipal - inclusive essa referida postagem foi inspirada nas falas do radialista Nico Miranda, da Difusora (emissora AM), que, naquele período, soltava e gastava a verbo. 

    REGISTRO DE DOMÍNIO - Dentre as centenas de postagens, algumas estão inacabadas devido a complexidade das informações arquitetadas pelo blogueiro editor. Inúmeros estilos e formatos de postagens também foram testados – um design padrão nunca existiu. Como dito anteriormente, o Alvo Notícias foi o primeiro BLOGSPOT a surgir na região de Jataí e sempre foi dinâmico. Nessa esteira vieram outros. Muitos não tiveram continuidade e pararam. O Alvo Notícias está até hoje e sempre com a proposta de ser um simples blog - vou só contar um segredinho: inclusive, possibilidades de se comprar um domínio com o nome de ALVO NOTÍCIAS não faltaram, mesmo assim, foi persistido nesse caminho de diário virtual e informativo da internet, até que, com essa delonga alguém foi esperto e acabou, depois, comprando o domínio ALVO NOTÍCIAS e lançou o site www.alvonotias.com.br que é de outra região e que tem sua história à parte.

     2016 - Para o ano de 2016 será desenvolvido o projeto de transformar o Blog Alvo Notícias em um espaço de assuntos de interesse mais amplos e abrangentes - e não epenas relacionados à região de Jataí - além de uma reorganização geral - para cumprir melhor o seu papel. 

Sérgio Torres
(Sexta-feira, 1º de janeiro de 2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário