Forbes fala que derrota de Anderson Silva seria vitória para o UFC


Título: Uma perda da Anderson Silva no UFC 162 seria uma vitória para o UFC

Escrito por Chris Smith (integrante da Forbes)

Uma das lutas mais esperadas do UFC acontece, finalmente, amanhã à noite, Anderson Silva vai defender o seu título dos médios contra Chris Weidman - que possui nove lutas e noves vitórias em sua carreira no MMA - no UFC 162 em Las Vegas, Nevada. Silva mantém o cinturão desde 2006, defendendo com sucesso 10 vezes. Ele está invicto no UFC e seus 11 nocautes na carreira são os mais longos na história do UFC. Em suma, Silva é melhor lutador pound-for-pound do mundo e é, sem dúvida, o maior de todos. No entanto, muitos estão prevendo que o "Aranha" vai perder a cinta amanhã à noite. Isso não poderia ser um melhor resultado para o UFC. 

A razão pela qual tantas pessoas estão esperando uma mudança de título é que, apesar de seus ataques  serem sempre mortais, a fraqueza da Silva está lutando no chão. Weidman, ao que parece, é um baita de um lutador. Caso a luta vá para o chão, Silva vai estar em desvantagem, tanto que o presidente do UFC, Dana White, observou recentemente que cada lutador que ele consultou escolheu Weidman para ganhar. Uma grande parte dos lutares consultados, obviamente, eram brancos e estavam tentando animar o evento principal, mas uma vitória de Silva está longe de ser uma certeza. Em março, Dana disse que Chris Weidman era um nome que os fãs precisavam saber e que em 2013 poderia representa a maior ameaça ao reinado da Silva em seis anos. Uma vitória para Weidman amanhã à noite seria também uma vitória para a UFC.

Silva mantém o cinturão dos médios por quase sete anos. Enquanto legados são ótimos para os negócios, um novo campeão poderia injetar alguma vida em uma categoria de peso que se tornou um pouco obsoleta. Além disso, uma vitória de Weidman constituiria, imediatamente, em uma revanche entre os dois lutadores. Revanches são incrivelmente populares. A revanche de Anderson Silva contra Chael Sonnen no ano passado atraiu um escalonamento de um milhão de compras PPV. Devendo Silva buscar o título de volta em uma revanche seria uma luta de card principal, provavelmente, a mais aguardada da história do MMA.

A única desvantagem de uma perda de Silva é que ele iria apagar grande parte da excitação em torno de uma potencial superluta com Georges St. Pierre. Semelhante a tão esperada luta Pacquiao x Mayweather do boxe, a luta Silva x St. Pierre seria um confronto que todos os fãs de MMA iriam querer ver. Mas, como Pacquiao x Mayweather, a superluta Silva x GSP não parece estar nos planos, independentemente, do que acontecer neste fim de semana.

Há uma abundância de obstáculos, especialmente, com diferença de categoria de peso (St. Pierre atualmente detém o cinturão meio-médio). St. Pierre já identificou a diferença de tamanho entre os dois lutadores como um problema e Dana White revelou, recentemente, que GSP não quer mesmo a luta contra Silva. Como seria muito improvável uma superluta, parece que haveria pouco a perder se caso Weidman arrebatar o cinturão de Silva amanhã.

OPRIMIDO - Transtornos são alguns dos momentos mais emocionantes do esporte e a primeira superperda UFC, em todos os tempos, renderia a maior manchete. Mas, o mais importante para o UFC e seus fãs, seria uma derrota de Silva que criaria uma rivalidade incrível e configuraria uma revanche que poderia tornar o UFC 100 na maior atração pay-per-view do esporte. Esse é o tipo de vitória no UFC, uma promoção em rápido crescimento, mas que ainda é um nicho e, por isso, precisa que Weidman tenha uma vitória para dar uma oportunidade a sua expansão.



Texto do artigo original (em inglês):